Curiosidades da aviação mundial

Uma reportagem da rede norte-americana CNN revelou uma série de informações interessantes sobre a indústria da aviação no mundo. Uma delas é que a aviação movimenta aproximadamente 2,2 trilhões de dólares por

21 de janeiro de 2013

Uma reportagem da rede norte-americana CNN revelou uma série de informações interessantes sobre a indústria da aviação no mundo.

Uma delas é que a aviação movimenta aproximadamente 2,2 trilhões de dólares por ano, o que corresponde a 3,5% do Produto Mundial Bruto, soma das riquezas produzidas por todos os países do mundo, e equivale ao PIB da Itália, a quarta maior economia da União Europeia e a oitava do mundo. O setor emprega direta ou indi-retamente 56,6 milhões de pessoas. Confira mais:

Existem 3.846 aeroportos comerciais no mundo…

O Hartsfield-Jackson de Atlanta (EUA) é considerado o maior em tráfego de passageiros. Em 2011, 92,4 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram lá. No segundo lugar, aparece Pequim, com 77,4 milhões e em terceiro o aeroporto Heathrow, em Londres, com 69,4 milhões de passageiros.

O mais alto do mundo é o Qamdo Bangda,no Tibete (Ásia Central): 4.333 metros de altura. Com mais de quatro quilômetros de extensão, sua pista de pouso e decolagem é bem mais longa do que a média, porque as aeronaves custam mais a parar em razão da baixa resistência do ar, mais rarefeito a esta altitude.

O maior do planeta é o King Fahd, em Dammam, Arábia Saudita: 780 quilômetros quadrados, tem praticamente o tamanho da cidade de Nova York (8,1 milhões de habitantes). Já o maior Terminal é o 3, do Aeroporto de Dubai (nos Emirados Árabes), aberto em 2008, que tem 388 quilômetros quadrados.

A menor pista de aeroporto comercial do planeta é a do Juancho E.Yrausquin, em Saba, localizada nos Países Baixos, no Reino da Holanda, que possui 396 metros de comprimento.

Os aeroportos mais próximos entre si são os das ilhas vizinhas Papa Westray e Westray, na Escócia: apenas 2,83 quilômetros os separam, distância que pode ser per-corrida por uma aeronave em 96 segundos.

O aeroporto mais isolado do mundo é o Mataveri, na Ilha de Páscoa, no Chile, que fica a 3.759 quilômetros da cidade mais próxima, que é a capital do país, Santiago.

1.700 companhias aéreas circularam até o final de 2010…

E lucraram um total de 7,9 bilhões de dólares. As empresas gastam cerca de 26% de seu orçamento em combustível, o que em 2011 representou um total de 177 bilhões de dólares. A vida útil de um avião comercial geralmente se estende por 20 a 25 anos, voando 40.274.144 quilômetros, o suficiente para dar 1.000 voltas completas na Terra.

2,6 bilhões de passageiros viajam todo ano de avião…

Em média, os voos decolam com 77% de sua capacidade preenchida (índice bastante superior a todos os outros meios de transporte). A superpovoada zona Ásia-Pacífico lidera o volume de tráfego (34%), seguida por América do Norte/Sul e Europa (27% cada).

(VB)

(Visited 568 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com