Criação de cidade aeroportuária na Malásia é tema de conferência

22 de março de 2014

O Kuala Lumpur International Airport desenvolverá uma área comercial, turística e econômica.

Debater a criação e o desenvolvimento de cidades aeroportuárias que estimulem o crescimento econômico e os benefícios comerciais é o objetivo de “The Airport Cities World Conference & Exhibition”. A conferência e exposição internacional sobre o mundo dos aeroportos acontecerá nesse ano entre os dias 31 de março e 2 de abril em Kuala Lumpur, na Malásia. (fotos: architree / Niki May Young)

A principal atração do evento, organizado pela concessionária Malásia Airports Holdings Berhad (MAHB), é o plano de desenvolvimento “KLIA Aeropolis”. O projeto consiste na construção de uma cidade independente e multifuncional em torno ao Kuala Lumpur International Airport (KLIA). A cidade se estenderá por quase 7 mil hectares e pretende ser fonte de emprego, comércio, lazer, compras, exposições, reuniões de negócios e um destino turístico.

klia aeropolis 2Projeto de shopping dentro da KLIA Aeropolis

A intenção é que a KLIA Aeropolis seja um fato concreto já entre os próximos 5 e 10 anos. Segundo o professor John D. Kasarda, diretor do Centro para o Comércio Aéreo da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, o KLIA seria bem conectado com a cidade, o que aumentaria o sucesso do KLIA Aeropolis.

“No passado, os aeroportos eram percebidos principalmente como centros de transporte. Hoje, eles evoluíram para um conceito muito mais amplo e são vistos como lugar de negócio, lazer e até de destino médico, o que se denomina como aerotrópolis”, explica o professor. Leia mais: Aeroportos em Taiwan inauguram “centros médicos” para atrair investimentos

Por outra parte, Randhill Singh, gerente de planejamento coorporativo da MAHB, disse que a companhia tem sido cautelosa no desenvolvimento do projeto. “O planejamento é chave em qualquer projeto imobiliário e ainda temos interesse nas terras com o objetivo de aumentar a população e os benefícios dos planos de desenvolvimento do entorno”, explica Singh.

O KLIA é o 27º aeroporto mais movimentado no mundo, sendo que em 2012, 39,9 milhões de passageiros passaram por suas instalações. “Está previsto que o aeroporto cresça entre 7 e 10% este ano”, expõe Singh. “Tendo em conta todos estes aspectos positivos, acreditamos que agora é o momento para implementar alguns projetos muito interessantes”, finaliza o gerente da MAHB.

Em sua 13ª edição, “The Airport Cities World Conference & Exhibition” espera acolher 800 delegados, dos quais 110 são operadores aeroportuários, representando 45 nações e mais de 60 diretores de aeroportos de todo o mundo.

Ana Abril com informações do Global Airport Cities, da MAHB Malaysia Airports e do Bernama

(Visited 538 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446