De Alceu Valença a João Gomes: Recife e Olinda dão o pontapé inicial na folia de Pernambuco

A programação começa na quinta, dia (12), com programação gratuita nas duas cidades.

Por: Redação da Revista Embarque - 12 de fevereiro de 2026

Foto: Galo da Madrugada / Divulgação

A folia de Momo em Pernambuco tem início oficial nesta quinta-feira (12). Com o tema “A Gente É Festa”, o estado celebra sua identidade cultural homenageando o Maestro Duda, os cantores João Gomes e Nena Queiroga, além de um tributo in memoriam a Chico Science, ícone do Manguebeat.

Olinda: Tradição nas Ladeiras
No Sítio Histórico de Olinda, a programação começa às 16h com o cortejo “Tá Todo Mundo Aqui”, acompanhado pela Orquestra Henrique Dias. A partir das 18h30, o foco das atenções se volta para o Polo Erasto Vasconcelos (Praça do Carmo). No palco principal, apresentam-se Priscila Senna, Alceu Valença e Nação Zumbi.

Homenageada deste ano, a cantora Nena Queiroga ressaltou a importância do reconhecimento: “Essa homenagem é um reconhecimento para a mulher compositora e cantora, honrando o legado do frevo e servindo de inspiração para as novas gerações”.

Recife: Maracatu e Estreia no Marco Zero
Na capital, a abertura oficial ocorre no Polo Marco Zero, o principal centro de animação da cidade. O espetáculo Tumaraca, que promove o encontro de 13 nações de maracatu de baque virado, abre os festejos. A noite ainda conta com shows de João Gomes (com o projeto especial Dominguinhos) e Lenine.

Ao todo, o Recife contará com 13 polos descentralizados e uma grade que ultrapassa 3 mil apresentações gratuitas ao longo dos próximos dias.

(Visited 138 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com