Nordeste encerra ciclo de pré-carnaval com tradição e grandes homenagens
Eventos reúnem cortejos afro, blocos históricos e símbolos icônicos da festa popular
Por: Redação da Revista Embarque - 12 de fevereiro de 2026

Foto: Mateus Pereira/Gov-BA
As capitais nordestinas entram na reta final das prévias carnavalescas com uma programação que une religiosidade, história e multidões nas ruas. De Recife a Salvador, os eventos desta quarta-feira preparam o terreno para a abertura oficial da folia.
Recife: Ancestralidade e a Ascensão do Galo
Na capital pernambucana, o destaque é a sétima edição do Ubuntu, sob o tema “Deixando legado, pensando no futuro!”. O evento reúne 28 grupos de afoxé (cortejos inspirados em tradições de matriz africana), transformando a Avenida Rio Branco em um “terreiro a céu aberto”. A concentração ocorre às 16h, com participações de Altay Veloso e Zezé Motta.
À noite, às 19h, o símbolo máximo do carnaval recifense ganha os holofotes: a escultura gigante do Galo da Madrugada será instalada na Ponte Duarte Coelho. Batizada de “Galo Folião Fraterno”, a obra homenageia Dom Helder Câmara e Nise da Silveira. A cerimônia, conhecida como “Subida do Galo”, terá apresentações de Getúlio Cavalcanti, Bloco das Ilusões e Orquestra Som Brasil.
João Pessoa: 40 anos das Muriçocas do Miramar
Na Paraíba, a tradicional “Quarta-feira de Fogo” celebra as quatro décadas do bloco Muriçocas do Miramar. A concentração acontece às 19h, na Praça das Muriçocas, seguindo pela Avenida Epitácio Pessoa rumo à orla. O desfile mescla cultura popular, como grupos de maracatu e o Urso Amigo da Batucada, com trios elétricos liderados por Alceu Valença, Mestre Fuba e Capilé.
Salvador: O Carnaval Acústico no Circuito Sérgio Bezerra
O pré-carnaval baiano encerra com o Habeas Copos, que completa 48 anos. Diferente dos grandes circuitos de trios, o evento aposta no formato “chão”, com fanfarras e blocos de sopro e percussão.
A partir das 19h, 20 grupos percorrem a Rua Marquês de Leão em direção ao Farol da Barra, finalizando o trajeto no Monumento do Cristo. A banda Habeas Copos, principal atração do chamado “carnaval acústico”, inicia seu desfile por volta das 22h20.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com