Nordeste receberá boa parte dos 4,3 milhões de turistas até 4 de janeiro

Entre os terminais aeroportuários que terão mais movimento estão o de Brasília (DF) e o de Viracopos (SP).

Por: Viviane Barbosa da Redação Revista Embarque - 28 de dezembro de 2020

Aos poucos a aviação  doméstica volta a decolar no Brasil. Mais de 4,3 milhões de passageiros devem viajar pelo país até o próximo dia 4 de janeiro de 2021, segundo informação do Ministério do Turismo. Esse número é ainda  inferior em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram transportados mais de 9,4 milhões de viajantes.  De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)  há uma projeção de retomada de 80% da capacidade doméstica na comparação com dezembro de 2019. (foto: Pedro Menezes -Ponta Negra-Natal)

Entre os terminais aeroportuários que terão mais movimento estão o de Brasília (DF) e o de Viracopos (SP), com 565 mil e 528 mil passageiros, respectivamente.

leia também: Viaje com segurança: recomendações para passar Natal e Ano Novo com saúde

Entre as regiões mais buscadas pelos viajantes para o fim de ano, segundo um levantamento do site MaxMilhas, está o Nordeste. Seis capitais da região: Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Maceió (AL) apareceram entre as dez primeiras da lista. Liderando o ranking estão São Paulo (SP) e o Rio de Janeiro (RJ), que apresentam maior movimentação.

Em maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a ANAC  implementaram medidas voltadas às empresas aéreas e aeroportos. Além do permanente uso de máscaras por passageiros e funcionários, do distanciamento de dois metros entre pessoas e da higienização de terminais e aeronaves, são indicadas a utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) por trabalhadores, conforme a situação; o incentivo a campanhas de comunicação e a divulgação de avisos sonoros, entre outras ações.

Demanda transporte rodoviário

No Rio de Janeiro (RJ), mais de 335 mil passageiros embarcarão ou desembarcarão na capital carioca. Já em São Paulo (SP), os terminais de Tietê, Barra Funda e Jabaquara receberão 480 mil. Em Belo Horizonte (MG), serão 320 mil pessoas. Na região Centro-Oeste, a rodoviária da capital do Brasil terá a movimentação de57,6 mil e Campo Grande (MS) 40,5 mil. No Nordeste, Fortaleza e Natal receberão 28 mil e 40 mil, respetivamente. Em Porto Alegre, são esperadas 20 mil pessoas para o período.

*Com informações de Victor Maciel, do Ministério do Turismo

(Visited 109 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446