Conheça Ebdaa: Centro de alta tecnologia da Emirates para inovação na aviação

O espaço está instalado no local onde foi o Pavilhão da Emirates na Expo 2020 Dubai. 

Por: Redação da Revista Embarque - 22 de dezembro de 2023

O  Grupo Emirates inaugurou o Ebdaa, seu novo hub de alta tecnologia para inovação na aviação. A palavra significa “criatividade em árabe” e o espaço está instalado no local onde foi o Pavilhão da Emirates na Expo 2020 Dubai.

Esse é o primeiro hub de alta tecnologia para inovação na aviação. “O Ebdaa foi desenvolvido para ajudar a promover a colaboração estratégica com líderes corporativos e VIPs, criar novas parcerias e inspirar nosso próprio pessoal. Nossa intenção é motivar corações, envolver mentes e explorar juntos o futuro da aviação. O nosso pavilhão na Expo foi reformulado para o Ebdaa, aproveitando os investimentos consideráveis que fizemos na época, tornando-o um legado sustentável e duradouro para a aviação e Dubai”, disse  o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum.

O Ebdaa foi inaugurado por Sua Alteza o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates Airline e do Grupo Emirates, na presença de Sua Excelência Reem Al Hashimy, Ministro de Estado da Cooperação Internacional, e representantes da Dubai Future Foundation, Direção Geral de Residência e Assuntos Estrangeiros, polícia de Dubai, Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos, Departamento de Economia e Turismo de Dubai, e da flydubai, além de parceiros de empresas de tecnologia e executivos do Grupo Emirates.

Ocupando mais de 35.520 pés quadrados (cerca de 3300 m2) em três andares, o Ebdaa se concentra em três tecnologias principais: robótica, IA e Web 3.0. Aqui estão alguns destaques:

O primeiro teatro XR da região

O teatro XR de 55 assentos é o primeiro desse tipo dentro de uma organização corporativa no Oriente Médio. Aqui, a combinação robusta de palco alimentado por LED, recursos XR, rastreamento de câmera e renderizações 3D em tempo real permite que os apresentadores se conectem com pessoas do mundo todo em universos simulados – de destinos inspiradores a ambientes criativos, de aprendizagem ou operacionais.

Laboratório de robótica da aviação

Em parceria com o Dubai Future Labs e outros líderes globais da área de robótica, este espaço é ao mesmo tempo uma vitrine e um espaço de trabalho para projetos, desenvolvimentos e experimentação de robôs sociais e industriais, incluindo o primeiro robô de suporte ao cliente baseado em tecnologia de IA desenvolvido internamente pela equipe de robótica, que fornece uma ideia do futuro das interações entre cliente e robô.

Câmara VR

Neste espaço, todas as futuras experiências imersivas construídas na MIRA, a nova plataforma de realidade estendida (XR) do Grupo apresentada no Dubai Airshow 2023, serão testadas e apresentadas usando os mais recentes wearables – de fones de ouvido a luvas hápticas. A primeira fase da MIRA incluiu a virtualização de todas as cabines e cozinhas da Emirates para treinamento da tripulação.

Sala de reuniões executivas com tecnologia de IA

Também conhecido como sala de conferências do futuro, este espaço híbrido para reuniões e outras finalidades especialmente desenvolvido com tecnologias de IA permite que os executivos se conectem e colaborem com pessoas e equipes do mundo todo.

Estúdio IX

Nesta sala circular e multifuncional com vídeo, áudio e tecnologia de apresentação de alta fidelidade, as equipes podem projetar em conjunto novos produtos ou aproveitar a extensa biblioteca de conteúdo para transportar os visitantes para mundos personalizados – seja mergulhando profundamente nos destinos globais da Emirates, conhecendo processos de carga e logística ou praticando mindfulness e meditação.

Herança de inovação, mural de insights

Os visitantes podem explorar e interagir com os marcos das inovações implementadas pelo Grupo Emirates e conhecer fatos pouco conhecidos, novos insights, projetos e conquistas das diferentes facetas do Grupo, com cada experiência sob medida para o público.

Área para parceiros

Este espaço é dedicado às várias parcerias estratégicas do Grupo nos ecossistemas de aviação e tecnologia, fornecendo aos parceiros a oportunidade de apresentar os seus projetos e produtos mais recentes que vão ajudar a moldar o futuro da aviação.

Além desses espaços em destaque, o Ebdaa também tem:

  • um café robótico, onde os visitantes podem relaxar, interagir com outras pessoas e tomar um café ou chá perfeitamente preparado, ou ainda um sorvete.
  • a área do aeroporto do futuro e desafios da inovação – esta área interativa permite que os visitantes entendam como as suas escolhas de tecnologia podem impactar as operações da aviação e as viagens dos passageiros. São seis desafios que vão desde a sustentabilidade (tornar os céus mais limpos) até melhorias na experiência a bordo (projetar a cabine do futuro).
  • uma sala de colaboração inteligente para brainstorming e cocriação. A sala elegante está equipada com os mais modernos dispositivos inteligentes, onde o conteúdo, a iluminação, a privacidade e o clima podem ser controlados com apenas um clique.

Confira o vídeo:

 

(Visited 212 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com